Sunday, October 15, 2006

Elementos Emprestados - Junho, 2006



Elementos emprestados


A edição de Junho do ‘Espaço Transportável’ recebe José Almeida Pereira, Guimarães 1979. Licenciado em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tem vindo a desenvolver diversas exposições, tendo inclusive recebido alguns prémios, nomeadamente no âmbito da exposição colectiva - “OUTROS LUGARES”, em 2004 e 1º PRÉMIO ROTHSCHILD DE PINTURA, em 2003. Das suas exposições realçam as colectivas “a dizer” no Espaço “PêssegoPráSemana” e a participação no projecto “Quartel – Arte Trabalho Revolução”, ambas na cidade do Porto, assim como a participação na XIII Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira.
Para o Notícias de Guimarães, José Pereira, e à semelhança de outros trabalhos do artista, joga com a visão do autor, transpondo algumas das palavras do texto da página seguinte (como se de uma transparência se tratasse), criando assim uma frase e um efeito visual próximo da poesia visual.

“Podia facilmente pensar-se que o domínio autónomo da arte só tem de comum com o mundo exterior elementos emprestados, que entram num contexto totalmente modificado. Apesar de tudo, a trivialidade da história das ideias é incontestável, de maneira que a evolução dos procedimentos artísticos, tais como eles são quase sempre englobados no conceito de estilo, corresponde à trivialidade social. Mesmo a obra de arte mais sublime adopta uma posição determinada em relação à realidade empírica, ao mesmo tempo que se subtrai ao seu sortilégio, não de uma vez por todas, mas sempre concretamente e de modo inconscientemente polémico contra a sua situação a respeito do momento histórico.”*

Citação incluída pelo artista; *ADORNO, Theodor W., Teoria Estética, arte & comunicação, pág. 16, edições 70

Luís Ribeiro

0 Comments:

Post a Comment

<< Home