Thursday, April 27, 2006




















'Se o cão é seu a merda é sua', Ricardo Quaresma, edição de Abril 2006


Se o cão é seu, a merda é sua

A edição de Abril do Espaço Transportável acolhe um trabalho do artista Ricardo Quaresma, formalmente ligado à fotografia e ao cinema. Ricardo formou-se em Cine Vídeo na ESAP, no Porto, tendo sido apoiado pelo I.C.A.M. (Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia) para dirigir e realizar o seu primeiro filme “Hoje foi Amanhã”.
Em 2002 mudou-se para Hamburgo, na Alemanha, onde desenvolveu diversos trabalhos artísticos e várias exposições, sendo de realçar a instalação no metro da cidade (
www.atandalpha.com). De momento vive em Lisboa e apresenta vários trabalhos nas revistas GQ, Maxim, DNA, DIF, Lusobeat, Umbigo, Maxima e Cream Mag.(Hong Kong).
Para o jornal Notícias de Guimarães Ricardo Quaresma apresenta um conjunto de textos centrados pela frase “Se o cão é seu a merda é sua”, criticando a atitude cívica das pessoas, nomeadamente no momento em que levam o cão a passear para este fazer as suas necessidades, e não limpa aquilo que o cão sujou. Com este trabalho, Ricardo convida o leitor a recortar as letras de modo a criar um stencil, declarando uma série de instruções do modo de utilização. Importa realçar que não é só este tipo de atitude que o artista pretende recriminar, mas sim que se o ser humano não consegue realizar uma tarefa tão simples como a limpeza da “merda de cão”, como conseguirá no dia-a-dia resolver determinadas situações mais complicadas.


Luís Ribeiro

0 Comments:

Post a Comment

<< Home